03 novembro 2011

SP ganha ponto de ônibus sustentável

A partir de hoje a cidade de São Paulo conta com um ponto de ônibus ecológico e interativo. Trata-se de um “laboratório” montado na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação que, em fase de teste, ficará no local por trinta dias.

Chamado de e-ponto, o sistema terá um climatizador para ajudar a limpar o ar e umidificar o ambiente, diminuindo o desconforto no local. Já a iluminação inteligente será ativada apenas quando for detectada a presença de pessoas no ponto de ônibus. Um painel interativo, com tela sensível ao toque, facilitará a consulta das linhas de ônibus, e a lixeira emitirá som de aplausos quando alguém jogar o lixo no lugar correto.

O ponto também disponibilizará conexão Wi-Fi, mas por enquanto só permitirá o acesso à informações do próprio ponto de ônibus ou informações autorizadas pela prefeitura. Posteriormente, a empresa SPTrans pretende liberar as consultas a outros sites.

O novo modelo prevê que o ponto, recheado de tecnologia, funcione de forma independente da rede de energia da Eletropaulo. Além de painéis solares, um dispositivo no asfalto captará a energia do movimento dos veículos que passarem pela avenida e a transformará em energia utilizável para seus equipamentos, em especial na iluminação noturna do ponto.

A proposta começará na rua da Consolação, mas, após o período de teste, os equipamentos farão rodízio em outras regiões da cidade. No primeiro alvo da experiência, existem câmeras para combater vandalismo. “É um laboratório. Vamos abrir para qualquer interessado em testar inovações”, afirma Douglas Roman, da Superintendência de Tecnologia e Informação da SPTrans.

A Tetis Engenharia e Tecnologia, empresa responsável pelos serviços de tecnologia do projeto, participou do 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), no Rio de Janeiro, e sugeriu à SPTrans testar um modelo experimental de ponto de ônibus sustentável e interativo, sem ônus à prefeitura nem publicidade no local.

Um comentário:

  1. Legal. Vamos esperar que projetos piloto como esse funcionem. Como os ônibus que transportam bicicletas, fundamentais em cidades com ladeiras acentuadas. Como as ciclovias e ciclofaixas. Como o aluguel de bikes.

    ResponderExcluir