13 outubro 2011

Metrô recebe mostra fotográfica sobre mudanças climáticas e desastres naturais

Produzida pela Defesa Civil, exposição ficará aberta ao público de 13 a 21 de outubro

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil abrirá nesta quinta-feira, 13, às 14h30, a exposição fotográfica "Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no Cotidiano" na Estação Itaquera do Metrô, na capital.

A exposição, que ficará disponível ao público de 13 a 21 de outubro, das 8h às 20h, ocorre em função da VII Semana Nacional de Redução de Desastres e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Serão expostas 22 fotos sobre situações de riscos e desastres no Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a consciência da percepção de risco daqueles que habitam ambientes suscetíveis a tragédias anunciadas.

O material de divulgação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Percepção de Riscos do Comitê para Estudos das Ameaças Naturais e Tecnológicas de São Paulo (Ceantec), do qual fazem parte Defesa Civil, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Revista Com Ciência Ambiental.

Iniciativa marca Mês do Consumo Sustentável

Outubro foi escolhido pelo Ministério do Meio Ambiente como o Mês do Consumo Sustentável, uma oportunidade para que a população se conscientize da importância de dar destinação adequada ao lixo.

Em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, de 12 a 26 de outubro, o consumidor poderá deixar seus produtos eletrônicos que não funcionam mais em estações de metrô. O material será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos para o meio ambiente.

A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil, empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988, e a Descarte Certo. A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico.

O posto de coleta em São Paulo estará funcionando na estação do Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, na Carioca, no centro; em Belo
Horizonte, na Eldorado; e, em Brasília, o consumidor poderá deixar seus produtos eletrônicos na estação Galeria.