25 agosto 2011

Animais e plantas tentam se proteger do aumento das temperaturas globais

por Aline Mabelini

De acordo com pesquisa realizada na revista Science pela Universidade de York, Reino Unido, a cada década as espécies se mudam para altitudes 11 metros maiores e rumam mais 16,9 km em direção aos polos, ritmo duas a três vezes maior de "retirada rumo ao frio" do que o verificado por pesquisas anteriores.

Coordenado por Chris Thomas e I-Ching Chen, o estudo também é o primeiro a constatar que a fuga tem correlação com o nível de aumento da temperatura na região habitada pelos animais e plantas em retirada. De acordo com os estudiosos, quanto mais uma região do globo esquentava, mais longe ou mais alto as espécies afetadas fugiam, já que tanto a proximidade dos polos quanto as altitudes mais elevadas ajudariam os animais e plantas a encontrar climas mais frescos.

Além disso, os pesquisadores afirmam que mais estudos serão necessários para entender o que a mudança forçada significará para o destino das espécies, pois o estudo realizado levou em consideração, principalmente, criaturas que vivem em regiõestemperadas. Apenas áreas da Malásia e de Madagáscar representam as regiões tropicais do globo e entender a dinâmica da mudança de espécies para regiões mais frias não é uma tarefa tão simples. O ritmo não é uniforme por causa das características de cada animal ou planta e por peculiaridades do terreno de cada região.

O estudo da Universidade de York mostra que 22% das espécies estudadas foram para mais perto do Equador em vez de se afastar dele, e 25% foram para áreas mais baixas, e não mais elevadas. No geral, cerca de três quartos das espécies estudadas mostraram algum movimento rumo a áreas mais altas e mais frias, embora também haja casos de plantas e animais indo na direção oposta, ou "estacionados", afirmam os pesquisadores.

Nesses casos, pode haver uma encosta mais baixa, porém voltada para o polo Norte ou Sul, queseja mais fresca do que outra mais alta. Ou então alguns animais e plantas não conseguem viajar para muito longe por causa de barreiras geográficas - como um rio largo, por exemplo - e quando o fazem, não encontram habitat adequado neste local por algum outro motivo, como
desmatamento, levando à extinção destas espécies.

24 agosto 2011

São Paulo será sede de conferência sobre Green Building

A segunda edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, que será realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado com o apoio e coordenação do GBC (Green Building Council Brasil), entre 29 e 31 de agosto, terá renomados palestrantes brasileiros e internacionais em sua programação. O evento é o principal fórum de discussão sobre construções verdes do País e reúne, na exposição, empresas comprometidas com o conceito de construções sustentáveis. 

De acordo com dados do GBC, o Brasil é o 5º país no ranking mundial de construções sustentáveis, com 33 empreendimentos certificados. São Paulo é o estado campeão em certificações, com 26 projetos, mas outros 16 estados já possuem empreendimentos registrados, totalizando 294 empreendimentos em todo o País, entre prédios comerciais, residenciais, restaurantes, hospitais, laboratórios, estádios de futebol, ginásios esportivos, escolas, plantas industriais, centros de distribuição e logística, shoppings centers e empreendimentos públicos. 

Atentas a essas tendências, várias empresas irão mostrar suas iniciativas para promover esse mercado no País, que tem ainda um grande potencial a ser explorado, principalmente neste momento em que o Brasil se prepara para dar um grande salto em termos de construção, movido pelos grandes eventos esportivos que estão por vir.



É o caso da Elevadores Otis, que pela primeira vez no evento, vai divulgar o quanto suas soluções podem agregar valor às construções sustentáveis. A Gerdau vai apresentar os produtos de aço para a construção civil certificados pelo selo ecológico Falcão Bauer, os mesmos que estão presentes no Eldorado Business Tower, o primeiro edifício certificado Leed® Platinum da América Latina – 2009, o mais alto nível de certificação Greenbuilding pelo USGBC (United States Greenbuilding Council). A Dow leva para a exposição os revestimentos elastoméricos de telhados que, segundo a empresa, quando aplicados com a espessura adequada, estes revestimentos têm a propriedade de acompanhar os movimentos das rachaduras e permanecer intactos, além de oferecer proteção contra infiltração e conforto térmico. 

Congresso 

Os participantes do Congresso poderão conferir os mais recentes estudos e projetos de profissionais mundialmente conceituados. Na agenda internacional do evento está o fundador e presidente do USGBC, organização responsável pela certificação LEED, Rick Fedrizzi, um dos maiores líderes do movimento de construção sustentável. Ele abordará as expectativas do mercado frente à evolução do movimento de Greenbuilding no mundo. 

Hashem Akbari, cientista do renomado laboratório americano Lawrence Berkeley, responsável pelos estudos sobre os benefícios do cool roof (telhado fresco) na redução das chamadas ilhas de calor, é outro gabaritado palestrante confirmado. Akbari também é coordenador chefe do Programa “Cool Cities” do Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos.

O vice-presidente de Sustentabilidade da Johnson Controls, Clay Nesler, vai mostrar em sua palestra como a empresa utilizou os recursos naturais para projetos de eficiência energética. O executivo apresentará dados – incluindo brasileiros – da pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 (Indicadores de Eficiência Energética). 

O diretor de engenharia e sustentabilidade da Cushman & Wakefield, João Pacheco, discorrerá sobre gestão diferenciada de facilites em green buildings com apresentação de estudos de viabilidade para esses empreendimentos. 

O arquiteto Glenn Hughes que participou da implementação dos conceitos de Total Light Management (Gerenciamento Total de Energia) do prédio do The New York Times, vai falar sobre esta experiência durante o evento. 

Entre os projetos nacionais, está o do arquiteto Siegbert Zanettini, que vai falar sobre o case Fórum do Meio Ambiente e Fazenda Pública do Distrito Federal, primeira obra pública do Centro-Oeste a seguir critérios internacionais de construção sustentável, e que está em processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®).

Os especialistas João Manuel Linck Feijó, presidente da Associação Telhado Verde, e Viviane Cunha, diretora da Viviane Cunha Associados, primeira empresa avaliadora de construções sustentáveis para a certificação BREEAM no Brasil, irão discutir os benefícios das Certificações LEED e Breeam, e o Projeto de Lei para Telhado Verde. 

Soluções Sustentáveis 

Novidades do setor para construções sustentáveis de algumas das empresas que participarão da exposição Greenbuilding: 

Dow: demonstrará os revestimentos elastoméricos de telhados - conceituados como verdes e aprimorados do ponto de vista ambiental. Um dos objetivos é promover o conceito de “Telhado Branco” de modo a diminuir a temperatura, de forma bastante simples, nas chamadas “ilhas de calor”, áreas urbanas que apresentam temperaturas de 1 a 6ºC maiores que as áreas rurais próximas. Este conceito está alinhado com o One Degree Less. 

Ecotelhado: a empresa apresentará o Jardim de Parede Canguru, sistema revolucionário para recobrimento de paredes vegetadas internas e externas, e mais duas novidades: o Ecopavimento - pavimento permeável de plástico reciclado que serve como reforço para gramado ou brita, e o Ecodreno, um sistema inédito de cisterna modulada subterrânea toda em plástico reciclado.

Gerdau: apresentará produtos de aço para a construção civil certificados pelo selo ecológico Falcão Bauer – vergalhões Gerdau (GG 50, CA-60, CA-25 e cortado e dobrado), telas (concreto, coluna e tubo), malhas pop e treliças. A certificação assegura que a empresa segue práticas ambientalmente sustentáveis no processo de fabricação desses produtos. 

Itaim / Miralux: apresentará os produtos de Leds que se destacam por alta eficiência luminosa e elevada vida útil, reduzido impactos ao meio ambiente. A Itaim / Miralux mantém parcerias com empresas de tecnologia para geração de energias limpa, eólica e solar integradas à arquitetura, e participou de construções com certificação LEED, como por exemplo, os prédios paulistanos: Rochaverá, Torre Santander, Ventura Tower, Hospital Albert Einstein, entre outros. 

Johnson Controls: a empresa vai expor uma atualização do sistema Metasys, software de gerenciamento de instalações de automação industrial, que conta com a função Metasys® Sustainability Manager™. O software gera relatórios sobre o desempenho e a eficiência energética de uma instalação, de forma rápida e simples; fornece informações sobre a emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras funcionalidades. 

Lutron: levará para a exposição a linha de soluções para a economia de energia através do controle de iluminação com automatização, que facilita a vida do usuário e maximiza estas economias. Atualmente, a empresa está envolvida na automatização do controle de iluminação e economia de energia no edifício sede do New York Times.

Mitra: terá um estande em parceria com a empresa de infraestrutura verdes urbanas, Ecotelhado, a primeira companhia de telhados verdes no Brasil. A Mitra levará para a exposição seu portfólio de serviços inovadores para que os projetos se tornem eficientes. Ambas as empresas vão demonstrar, também, o valor agregado e as vantagens que uma empresa ou um profissional podem ter. 

Otec: além dos serviços relacionados à consultoria de certificação LEED, AQUA, PROCEL EDIFICA, SELO CAIXA AZUL e das ferramentas de suporte ao projeto sustentável, a Otec lançará a nova versão do software DesignBuilder, de simulação de eficiência energética. A versão 3.0 incorpora facilidades na inserção de dados referentes ao sistema de ar-condicionado, que se apresenta como uma enorme evolução na simulação computacional de desempenho energético do edifício. 

Otis: levará para a exposição Greenbuilding o conceito de elevadores da linha Gen2 que, combinados com o drive regenerativo ReGen, podem economizar até 75% de energia em comparação com os sistemas convencionais não regenerativos. O drive ReGen expande a eficiência dos elevadores, conservando a energia normalmente desperdiçada em forma de calor durante a frenagem, devolvendo-a para a rede elétrica do edifício para uso pelos outros sistemas do prédio, como iluminação, produzindo, assim “energia limpa”.

Sherwin-Williams: divulgará a linha METALATEX ECO, que é composta por 13 produtos desenvolvidos com alta tecnologia e foco na sustentabilidade. Estes produtos contam com baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) e são desenvolvidos com tecnologia à base de água, o que facilita o uso e, principalmente, apresenta benefícios importantes para os usuários, como ausência de odor durante e após o processo de pintura. Os destaques da linha serão as tintas acrílicas com alta refletância que, além de ajudar a reduzir a temperatura total do local, proporciona um ambiente interno mais agradável.    

SustentaX: pioneira na certificação de projetos e construções de edificações ambientalmente sustentáveis na América do Sul, a SustentaX apresentará os trabalhos desenvolvidos para oferecer ao mercado as melhores informações técnicas disponíveis para a identificação de materiais, produtos e equipamentos sustentáveis, como por exemplo, informações técnicas que comprovam a salubridade, a qualidade, a responsabilidade socioambiental do fabricante, a durabilidade e a manutenibilidade, além da contribuição do produto para as certificações LEED, AQUA e Selo Casa Azul.