09 novembro 2011

Exposição Peter Caton – Cerrado, Imagens de Transformações e Fronteiras

PRIMEIRA SÉRIE DO FOTÓGRAFO BRITÂNICO PETER CATON SOBRE O CERRADO É EXPOSTA NO MUSEU BELAS ARTES DE SÃO PAULO

Com entrada gratuita e aberta ao público, exposição mostra avanço do desmatamento no bioma brasileiro

O Museu Belas Artes de São Paulo apresentará a partir do dia 10/11 parte da primeira série do projetoCerrado, Imagens de Transformações e Fronteiras”, do fotógrafo britânico Peter Caton. Tido como um importante nome da fotografia documental contemporânea, suas imagens tem como universo temático causas humanitárias e sociais.

Apesar de se tratar de um trabalho incompleto, Peter sente a urgência em divulgar o assunto. As imagens da série trazem ao público assuntos fundamentais desse importante bioma brasileiro, como sua diversidade, além de abordar questões como o desmatamento e a preservação ambiental. Pesquisadora e Coordenadora do projeto que resultou nas fotos, a designer Cristiane Aoki avalia a vulnerabilidade da preservação socioambiental do Cerrado como um “sufoco silencioso que povos tradicionais e indígenas estão sofrendo diante da expansão do agro-business sem um planejamento em longo prazo”.

A mostra com curadoria de João Kulcsar é uma parceria do muBA com a Central de Extensão e o Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade (NUPES) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, cuja proposta é integrar as áreas de comunicação e arte com a área de gestão ambiental.


Exposição Peter Caton – Cerrado, Imagens de Transformações e Fronteiras
Abertura: 10/11 às 20h
Visitação: 11/11/2011 a 28/01/2012 – segunda à sexta-feira das 9h às 21h e sábados das 09h às 16h.
Fechado para recesso de 19/12/2011 a 08/01/2012
Fechado aos domingos e feriados.
Entrada gratuita
Local: Museu Belas Artes de São Paulo – Sede Núcleo de Design
            Rua José Antonio Coelho, 879- Vila Mariana 



Sobre o fotógrafo 

Peter Caton (1976) cresceu junto a crianças órfãs em Scarborough, norte da Inglaterra, onde seus pais cuidaram de um grande orfanato. Sob a influência dos pais, Peter conscientizou-se dos problemas sociais, resultando na decisão de sua carreira profissional. Desde 1998, após sua graduação em Fotografia em Middlesborough, Peter tem se dedicado à documentação trabalhos relacionados a causas humanitárias e socioambientais.

A designer brasileira Cristiane Aoki (1976), é formada pelo Centro Universitário Belas Artes de SP e especializada em fotografia. Cristiane tem um mestrado em Mídia Digital da Goldsmiths College, da Universidade de Londres. Atualmente é professora nos cursos bacharelados de Fotografia e Design Gráfico no Centro Universitário Senac- São Paulo. Começou a trabalhar com Caton em 2005, em Edição Digital e Pós-produção. Em 2006, ela arrumou uma mochila e se juntou aos trabalhos em campo do fotógrafo como designer, diretora de arte e escritora. 


Sobre o muBA

O muBA – Museu Belas Artes de São Paulo está localizado na Vila Mariana, em uma região repleta de instituições de ensino, como o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e grandes museus e instituições de arte. A apenas 5 minutos do metrô Vila Mariana, tem infraestrutura adequada para receber grandes exposições, sempre abertas ao público. Tanto o muBA quanto o Centro universitário Belas Artes de São Paulo têm a mesma entidade mantenedora, a FEBASP Associação Civil.

O objetivo do museu é documentar o desenvolvimento das Artes, da Comunicação, da Arquitetura e do Design por meio da organização de mostras voltadas à arte contemporânea e de caráter histórico e às atividades culturais, bem como viabilizar o contato do público com a arte ,além de organizar, conservar e expor a memória da instituição.

Concebido também como um museu universitário, o muBA encontra na pesquisa um de seus grandes compromissos,  envolvendo alunos, professores e pesquisadores e se reafirma como difusor de produção cultural, acadêmica e científica.



Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo completou 86 anos de existência em 2011, e oferece formação inovadora e pioneira aos seus alunos. Por isso, é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade e a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática no mercado profissional.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa oferecida pela instituição. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade. 


1) Estou meio sem jeito para dizer-lhe isso… não me entenda a mal, mas embora o trabalho seja fotografado por Peter, é importante dizer que se trata de um projeto de nós dois. Eu sou a pesquisadora e coordenadora do projeto. Como brasileira, este trabalho nasceu do meu amor pelo Cerrado e tendo trabalhado ao lado de Peter em muitos projetos internaconais, havia o interesse de trabalharmos juntos no Brasil em uma causa que tivesse sentido no coração de ambos. Sou designer gráfico formada pela Belas Artes e comecei trabalhar com Peter em 2005 editando suas imagens e trabalhando na pós-produção. Em 2006, me juntei ao Peter no campo e também trabalhei como sua diretora de arte e pesquisadora. Este projeto é tão importante para mim que fico com 'ciúmes' se é apresentado apenas como projeto do Peter, se é que me entende… 

2) Ao invés de enfatizar 'desmatamento', preferia se enfatizasse o 'sufoco silencioso que povos tradicionais e indígenas estão sofrendo diante da expansão do agro-business sem um planejamento a longo prazo' e portanto, a vulnerabilidade da preservação ambiental e sócio-cultural.