29 setembro 2011

Projeto de MDL de São Paulo evita produção de CO2

O feito vai ser possível por conta de projetos de Desenvolvimento de Mecanismos Limpos (DML), nos aterros Bandeirantes e São João, em São Paulo, que devem evitar a emissão de 11 milhões de toneladas de CO2 até 2012. A informação é do Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2011: Cidades e Mudanças Climáticas, que será apresentado no próximo dia 3 de outubro, em Aguascalientes (México) dentro das celebrações globais do Dia Mundial do Habitat, que se celebra na primeira segunda-feira de outubro, desde 1985.

Outras informações da região da América Latina e o Caribe e do mundo podem ser encontradas no Relatório, que também apresenta as consequências do aumento do nível do mar, a produção elevada de CO2 mundial (70%) das cidades, o aquecimento global e o que isso significa para os centros urbanos; entre outros assuntos.



"As vidas e o sustento de centenas de milhões de residentes urbanos serão afetados pela adaptação, ou não, à mudança climática na próxima década. As mudanças climáticas ainda não estão na lista de prioridades de planejamento urbano em muitos dos países em desenvolvimento”, disse o Diretor Executivo do ONU-HABITAT, Joan Clos.

É necessário a cooperação entre representantes da sociedade civil organizada, governos locais, nacionais, cooperação internacional e atores preocupados com este assunto. Esta pode se dar de diversas maneiras e o dialogo é uma das formas mais eficazes. Na América Latina, várias medidas estão sendo implementadas para melhorar a qualidade ambiental nas cidades. Em Bogotá, o TransMilenio já é um sistema de transporte público consolidado e tem se aplicado em outras cidades, como Lima e Cidade do México. Além disto, existe uma restrição ao uso de carros aos domingos na capital da Colômbia. A criação do Mercado de Carbono no Rio de Janeiro já tem repercussões no âmbito nacional e internacional.


Para informações sobre o Dia Mundial Habitat:
Manuel Manrique: manrique@onuhabitat.org        Mariana Nissen: nissen@onuhabitat.org

Mais informação em: www.onuhabitat.org                                 Telefone: (21) 3235 8550

Nenhum comentário:

Postar um comentário