15 setembro 2011

Cresce demanda por empregos verdes

por Efraim Neto

O tema dos empregos verdes vem suscitando um interesse crescente no país, a exemplo do que já vem ocorrendo em diversas partes do mundo. Para o coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Paulo Sergio Muçouçah, esse movimento deve ser visto como um elemento central do processo de criação e consolidação das empresas sustentáveis. “Essa é uma exigência da própria economia, a exigência para mitigar e adaptar às mudanças climáticas”, afirma.

Levantamento da OIT aponta que o Brasil possui mais de 2,6 milhões de empregos verdes e que a transição para uma economia com atividades que emitam menos gases do efeito estufa deve aumentar a oferta de postos de trabalho. Nesse cenário, Muçouçah destaca as áreas de eficiência energética, de gestão de resíduos sólidos, desenho industrial e da construção civil, como as mais promissoras.

“As profissões que lidarem com a biodiversidade, com a busca de maior eficiência ambiental e com inovação está em destaque. A implementação de leis, como as dos resíduos sólidos, tem ajudado nesse crescimento e abre oportunidades para outras atividades”, lembra o coordenador.

Outra área com grande potencial é a florestal. A recuperação de áreas degradas e a produção de mudas nativas, além da gestão sustentável das florestas, devem continuar se destacando nos próximos anos. Nesse sentido, um programa desenvolvido no Pará, que tem como meta o plantio de 1 bilhão de árvores, é destacado pelo coordenador. “A estimativa é criar cerca de 150 mil novos empregos, número igual ao que o setor madeireiro (legal e ilegal) do estado emprega hoje”, assinala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário