14 setembro 2011

Campanha bem-humorada pretende conscientizar cariocas

A campanha de conscientização Deixa de ser Mané!, lançada pelo movimento Rio Como Vamos, visa estimular de forma bem-humorada a adoção de atitudes cidadãs pelo bem estar da cidade. A proposta é convencer o carioca de que todos lucram quando as pessoas fazem a coisa certa e que degradar a cidade, os transportes públicos ou tentar se dar bem em cima dos outros é coisa de ‘mané’.



Desenvolvida pela DPZRio10, a campanha tem o Mané como figura principal , um sujeito azul de sorriso sarcástico e com um sorvete esparramado na cabeça, prova de que as bobagens que faz se voltam, diretas ou indiretamente, contra ele próprio.

Com apoio do MetrôRio, a campanha estreou dia 1º de setembro nos trens e estações das linhas 1 e 2 do metrô com mensagens específicas sobre comportamentos que afetam o dia a dia e o bem-estar dos demais usuários do transporte, como desrespeitar o vagão exclusivo
para mulheres e os assentos preferenciais para idosos, cuspir ou jogar chiclete no chão, não aguardar o desembarque dos passageiros para só então entrar no vagão, entre outros.

Em sua primeira etapa, a campanha apresenta mensagens em painéis dentro dos trens e estações do metrô, além de proporcionar a participação dos cariocas que podem interagir através do site www.deixadesermane.com.br, enviando flagrantes de ‘manezices’ típicas vistas na cidade.

Na segunda etapa, a campanha pretende se estender para outros tipos de mídias espalhadas nas ruas da cidade - como faixas, outdoor e busdoor - e até mesmo em faixas puxadas por aviões ou propagandas na TV.


O resultado esperado pela campanha visa incentivar nos cariocas a adoção de uma cultura cidadã em que todos são responsáveis pela construção de um Rio de Janeiro melhor para todos.


por Aline Mabelini

Nenhum comentário:

Postar um comentário