16 agosto 2011

Programa Hoje em Dia planta árvores para neutralizar emissão de carbono

por Aline Mabelini

Iniciativa do Instituto Ressoar em parceira com o IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) reúne os apresentadores do programa Hoje em Dia, da Rede Record, em ação que visa neutralizar o carbono emitido na produção do programa que, em apenas um ano, chegou a 166 toneladas.


Celso Zucatelli, Chris Flores, Gianne Albertoni e Edu Guedes deram início, no último dia 03 de agosto, ao plantio de mil árvores no Zooparque Itatiba. O zoológico temático, parceiro do Instituto Ressoar, conta com mais de 500 mil m2 de área verde e mantém 1500 animais em regime de semi-liberdade, em ambientes que reproduzem seus habitats naturais.
Para Chris Flores, embaixadora do ano internacional das florestas da ONU (Organização das Nações Unidas), é fundamental um meio de comunicação como a TV Record tomar a iniciativa de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A apresentadora também destacou que qualquer pessoa pode fazer a sua parte. “Somos quase 200 milhões de brasileiros e, se cada um plantar sua árvore, teremos um país bem mais verde" completou.


Higino Aquino, diretor do IBF, contou que várias espécies de mudas brasileiras foram plantadas no evento. Entre elas, algumas estão em extinção como a peroba-rosa, por exemplo, que quase não existe mais.

Esta ação é só o começo do que precisa ser feito e, de acordo com Celso Zucatelli, a equipe está no caminho. “A gente sabe que é muito difícil reduzir a emissão de poluentes, por isso, estamos compensando plantando árvores”, concluiu.
Aquino explicou que cada seis árvores plantadas compensam a emissão de uma tonelada de carbono, gás tóxico responsável pelo efeito estufa. O fenômeno acontece a partir da formação de uma camada na atmosfera que impede a liberação do calor no planeta, processo conhecido como aquecimento global.

Edu Guedes lembra da importância desse tipo de ação para a comunidade uma vez que, "plantando árvores, você não está só repondo o que foi destruído, mas está também trazendo de volta os pássaros e animais do ecossistema local". Para Giane Albertoni, os cuidados com o meio ambiente começam dentro de casa. Ela conta que cuida das suas plantas, separa o lixo, economiza energia e água e desliga todas as tomadas. “Tudo isso para mim significa respeito à vida do nosso planeta”, concluiu.

O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas pois promovem o seqüestro de CO2 da atmosfera diminuindo a concentração deste gás e, consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário