05 outubro 2011

Encontro climático no Panamá busca consenso antes da COP 17

Entre 1 e 7 de outubro, o Panamá será a sede de um encontro da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, em inglês), despertando muitas expectativas no caminho para a conferência das partes em Durban no final de novembro.

Oficialmente o encontro é conhecido como a terceira parte da 16º sessão do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre Compromissos Futuros das Partes do Anexo I do Protocolo de Quioto (AWG-KP 16, em inglês) e terceira parte da 14º sessão do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre Ação Cooperativa de Longo Prazo sob a Convenção (AWG-LCA 14).

A secretária executiva da ONU sobre Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, reafirmou que a reunião do Panamá é a última oportunidade dos 193 países membros para conseguir um consenso sobre a redução das emissões antes de Durban.

Figueres garantiu que os representantes dos governos chegaram ao Panamá comprometidos e interessados em avançar nos pontos centrais, como o esboço do Fundo Verde do Clima, o Comitê Executivo de Tecnologia e de Adaptação, e o Sistema de Monitoramento, Reporte e Verificação.

“A África do Sul participará de uma seção informal no Panamá para contribuir ainda mais para um resultado equilibrado e credível em Durban”, declarou o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação do país no domingo.

A União Européia fez um apelo no domingo para que todas as nações deixem claro como pretendem lidar com as mudanças do clima, alegando que o mundo precisa de um roteiro das ações futuras ainda este ano mesmo se um tratado internacional estiver fora de alcance.

“O que precisamos produzir em Durban é um roteiro para o enquadramento jurídico global”, comentou o negociador-chefe da União Européia Artur Runge-Metzger completando que o bloco é responsável por apenas 11% das emissões globais de gases do efeito estufa.

A 17º Conferência das Partes (COP 17) da UNFCCC e 7º COP das partes do Protocolo de Quioto serão realizadas em Durban, África do Sul, entre 28 de novembro e 9 de dezembro 2011.

FONTE: Instituto CarbonoBrasil/Agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário