06 setembro 2011

Site reúne informações para ajudar consumidor a escolher produtos e serviços

por Lydia Cintra

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes) criou o Catálogo Sustentável, site que concentra informações sobre produtos e serviços das mais diversas naturezas (vestuário, transporte, limpeza, informática, eventos…) para ajudar o consumidor a escolher produtos e serviços que têm impacto ambiental menor em relação aos similares.

As avaliações são feitas por uma equipe de especialistas do Centro de Estudos, a partir de critérios como uso de agrotóxicos e adubos químicos, produtos com certificação energética, uso de matéria-prima e combustível renovável, baixa emissão de gases tóxicos, uso de materiais biodegradáveis, possibilidade de uso de material reciclado e refil, coleta e destinação ambientalmente adequada, certificação florestal e vários outros.

É possível achar produtos que vão de papel toalha a maquiagem e calçados, passando por azeite e grãos. Na descrição, são apresentadas informações técnicas, características sustentáveis e avaliação de impactos ambientais da categoria em que se insere (matéria-prima, processo produtivo, utilização e descarte final).

Antes de fazer suas próximas compras – seja no supermercado, no shopping ou na loja de construção – vale a pena dar uma olhada. O catálogo ainda não oferece opções avaliadas em todas as categorias e materiais, mas traz outros detalhes interessantes como um link de publicações sobre sustentabilidade.

FONTE: super.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário