01 setembro 2011

Demanda por energias renováveis pode aumentar aquisição de terras em países em desenvolvimento, alerta estudo

Rápida expansão por energia de biomassa no hemisfério Norte aumenta a demanda por madeira e crescente interesse em plantações de árvores nos países em desenvolvimento. Nos países onde os direitos a terra são fracos, a expansão do uso da biomassa pode coloca a segurança alimentar em questão, aponta estudo do IIED (International Institute for Environment and Development). 

No estudo Energia de biomassa: Outro direção para as aquisições de terras?, publicado no final do mês de agosto, o Instituto assinala que há um risco real que de as pessoas possam vir a perder a terra utilizada para sua subsistência, e adverte que a tendência de comercialização dessas terras deve receber maior atenção.

A madeira já é utilizada em 67% para a geração de energia renovável, biomassa, e muitos países desenvolvidos estão aumentando seu uso para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e mitigar as mudanças climáticas.

Os países mais ricos estão estabelecendo metas ambiciosas para o uso da energia renovável, incluindo a biomassa, mas como a demanda por madeira supera a oferta em até 600% em alguns países, os investidores estão começando a olhar para poções de terras nos países em desenvolvimento.

Para os países em desenvolvimento, as novas plantações de madeira podem significar geração de emprego, investimento em infraestrutura e oportunidades de negócios, sem bem administradas.  Entretanto, como aponta o estudo, há também o risco de que a compra de terras e as crescentes plantações de madeira desloquem comunidades pobres e marginalizadas das terras utilizadas para pequena agricultura de subsistência.

O estudo, que tem como meta sensibilizar para a fomentação de políticas tanto nos países desenvolvidos quando em desenvolvimento, adverte que a crescente demanda por madeira pode prejudicar a segurança alimentar a e a subsistência das pessoas mais pobres e mais vulneráveis, caso grandes áreas forem arrendadas para a plantação de madeira e biomassa.

“Temos observado a questão da alimentação e dos biocombustíveis, mas a plantação de madeira para a geração de biomassa pode ser uma importante alternativa para essa corrida global”, diz o Dr. Lorenzo Cotula, pesquisador sênior do IIED e coautor do estudo.

Duncan Macqueen, também pesquisador sênior e coautor, acrescenta que "a madeira é uma fonte vital de energia renovável, e que países em desenvolvimento deve desenvolvê-la para a segurança energética local, não a exportando para suprir os déficits de outros países em detrimento de sua população”.

Para acessar o estudo completo, visite http://pubs.iied.org/17098IIED.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário